Rádio Atitude

Saúde

Dia Mundial de Luta contra a Aids: Naps promove caminhada de mobilização contra HIV nesta sexta-feira, 06

Em Linhares, de janeiro a novembro deste ano foram registrados 58 novos casos positivos para HIV.

Dia Mundial de Luta contra a Aids: Naps promove caminhada de mobilização contra HIV nesta sexta-feira, 06
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta sexta-feira (6/12), o Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps), da Secretaria de Saúde de Linhares, promove no centro da cidade uma caminhada de conscientização sobre o HIV. O evento acontece em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids celebrado no dia 1º de dezembro. Neste ano, o tema da campanha do Ministério da Saúde é “HIV é sobre viver, conviver e respeitar. Teste e Trate. Previna-se”.

A concentração será às 8h na Praça Nestor Gomes (Pracinha dos correios) e vai percorrer as principais ruas e avenidas do Centro de Linhares. O objetivo da ação é chamar a atenção da população sobre a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A diretora do Naps, Kessy Bonicenha Brunetti, explica que a AIDS não tem cura, porém, tem tratamento, por isso, é importante a descoberta precoce.

“Queremos chamar a atenção da população para fazer o teste de HIV. O vírus do HIV, que afeta o sistema imunológico, se detectado precocemente e tratado adequadamente, não evolui para a AIDS, doença que não tem cura, mas tem tratamento, proporcionado assim uma qualidade de vida melhor para esse paciente, que consegue ter uma vida normal”, disse a diretora

Em Linhares, de janeiro a novembro deste ano foram registrados 58 novos casos positivos para HIV, 36 homens e 22 mulheres. A Prefeitura oferece o Programa Municipal de IST/AIDS/Hepatites Virais B e C.

O programa que funciona no Naps, no bairro Colina, antigo Hospital Talma, presta aos cidadãos os serviços de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais B e C de acordo com as Diretrizes do Departamento Nacional de IST/AIDS/Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), dos bairros e interior do município, oferecem testes rápidos para detecção do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. O tratamento é feito no Naps e os remédios são gratuitos.

A data
A data foi instituída em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma ocasião simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia da AIDS. As atividades a serem desenvolvidas durante o evento visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com a luta contra a Aids.

Comentários:

Veja também