Rádio Atitude

Notícias/Saúde

Linhares entre os municípios capixabas com casos de coqueluche em 2025

No Espírito Santo dois casos foram registrados em novembro e mais 21 em dezembro.

Linhares entre os municípios capixabas com casos de coqueluche em 2025
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
O Espírito Santo já tem 43 casos de coqueluche registrados em 2025. Contudo, segundo dados do painel de controle da Secretaria de Estado da Saúde, em 23 deles os sintomas foram sentidos ainda no ano passado e outros 20 desde o dia 1º de janeiro deste ano. Não há registros de mortes.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os casos de coqueluche dispararam no ano passado, com um aumento superior a 1.000%, ou seja, 10 vezes mais que em todo o Brasil.
No Espírito Santo dois casos foram registrados em novembro e mais 21 em dezembro. Outros 20, entre 1º e 17 de janeiro. A maioria das notificações deste ano foram em Aracruz (7).
Também há registros em Serra (3), Cariacica (2), além Guarapari, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Linhares, Pinheiros, Cachoeiro do Itapemirim e São Gabriel da Palha (um cada).
Também conhecida como "tosse comprida", a coqueluche é causada por uma bactéria e afeta principalmente crianças e bebês menores de um ano de idade. A infecção provoca crises de tosse seca, falta de ar e, em casos graves, pode levar ao comprometimento respiratório. A transmissão ocorre por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou falar.
As vacinas contra a coqueluche estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e também na rede privada.
Comentários:

Veja também